Cia. Mamba de Artes

TV Mamba: teatro, cinema, palestras, entre outros.


www.ciamamba.com.br


A Cia. Mamba de Artes foi fundada por Amanda Vieira, Flavio Barollo e Patrícia Castilho em 2008, iniciando sua trajetória a partir do desejo artístico de desenvolver uma pesquisa prática acerca de clássicos da dramaturgia mundial: sua relevância estética, atualidade de discurso e a possibilidade de diálogos com os diferentes meios de representação na contemporaneidade, como teatro e cinema.

O primeiro projeto da Cia. resultou no curta metragem “O sangue pelos filhos” inspirado na peça teatral “O Pelicano” de August Strindberg. Foi um trabalho de mais de um ano, entre pesquisa, adaptação do roteiro, os quatro meses de ensaios com os atores e a filmagem propriamente dita. Este trabalho foi convidado a participar do Festival BrasilCine, em Estocolmo, e parte da equipe teve a oportunidade de visitar a terra do dramaturgo Strindberg.

A viagem à Suécia e o balanço da experiência cinematográfica estimularam a Cia. a assumir o desafio de montar no teatro o texto original. Em 2009, “O Pelicano” estreou e fez duas temporadas em São Paulo, sob a direção de Denise Weinberg, com patrocínio da Eletrobrás e uma equipe técnica comprometida com a excelência artística que a obra exige. Recebemos os primeiros reconhecimentos da crítica, que deram impulso para prosseguirem: espetáculo classificado com três estrelas pela Revista Veja São Paulo; considerada uma das 10 melhores peças em cartaz pela Revista Bravo; além de ser capa do maior guia de teatro de São Paulo, o Guia OFF. Um ano depois, em 2010, “O Pelicano” voltou para sua terceira temporada.

Em se tratando de um texto clássico, o “O Pelicano” surpreendeu principalmente pelo grande interesse e receptividade dos jovens de ONGs e escolas que assistiram ao espetáculo, sendo o estopim para a criação do projeto Viva Cultura, cujo objetivo é que jovens possam cada vez mais desenvolver a própria cidadania através do poder transformador da arte, além de despertar aptidões e descobrir novos caminhos.

Atualmente a Cia. Mamba ministra um curso gratuito de teatro dentro do Espaço Claret Educação e Arte, e continua levando, também gratuitamente, seus jovens para assistir às suas e outras produções em cartaz.

Em 2010, a Cia. correalizou o espetáculo "Novelo", texto de Nanna de Castro, e direção de Zé Henrique de Paula. Em 2011, além da grande estreia de “Espectros”, texto original de Henrik Ibsen, adaptado por Ingmar Bergman, e direção de Francisco Medeiros, a Cia. tem previsão de um novo espetáculo de Strindberg, “Brincando com Fogo”.

O objetivo da Cia. Mamba de Artes é fazer uma pesquisa contínua e sistemática que permita o desenvolvimento de meios expressivos que potencializem o trabalho dos atores, além de buscar novos diálogos entre as diferentes linguagens artísticas, explorando, especialmente, o potencial estético e comunicativo da relação entre cinema e teatro. É através destes estudos que o grupo seleciona e conduz seu processo criativo, sempre em busca de um teatro contemporâneo, fundamentado no ator criador. A Cia. acredita que os núcleos artísticos estáveis que prosseguem e aprofundam suas pesquisas são fundamentais para o desenvolvimento e para a inovação estética das artes cênicas.

Um comentário:

  1. poxa! Esta peça poderia vir à Brasilia.Se voltar em cartaz eu vou à São Paulo.rs

    ResponderExcluir